sábado, 11 de setembro de 2010

O ILUSIONISTA

Olá!

   Quero começar falando sobre um filme, apesar de eu ser roteirista da nona arte (HQ). Mas seja no teatro, cinema ou quadrinhos... roteiro é roteiro! E esse filme: O ILUSIONISTA é uma aula de roteiro e fiquei maravilhado. O filme é de 2006, mas acredito que o roteirista conseguiu colocar a imortalidade no filme, ou seja, é para todo o sempre. Os conflitos são bem construídos e te fazem ficar preso na trama, algo muito importante para qualquer texto. Paro com os elogios dizendo que: A história de amor e o suspense que existem dentre desse drama são muito bons. Tudo bem que o roteirista (Neil Burger) peca criando um antagonista (príncipe Leopold) unidimensional, podendo colocar mais desejos no personagem ao longo da trama. O personagem não ficou ruim, só ficou clichê. Essa falha no roteiro nos faz pensar em como se monta um bom personagem e mesmo com essa falha o filme é muito bom. Só pro meu raciocínio não terminar com uma imagem negativa, finalizo dizendo que o roteiro mexe muito bem com os truques com uma mistura de realidade e fantasia.

   Indico esse filme para quem curte escrever ficção e para quem é apenas um fascinado pela sétima arte (cinema). Segue abaixo a sinopse :

O famoso ilusionista Eisenheim (Edward Norton) assombra as platéias de Viena com seu impressionante espetáculo de mágica. Suas apresentações despertam a curiosidade de um dos mais poderosos e céticos homens da Europa, o Príncipe Leopold (Rufus Sewell). Certo de que as mágicas não passam de fraudes, Leopold vai ao show de Eisenheim disposto a desmascará-lo. Quando Sophie (Jessica Biel), noiva de Leopold, é chamada ao palco para participar de um número, ela reconhece em Eisenheim uma paixão juvenil. Eles iniciam um romance clandestino e o príncipe delega a um inspetor de polícia (Paul Giamatti) a missão de expôr a verdade por trás do trabalho do mágico. Este, no entanto, prepara-se para executar a maior de suas

Espero que curtam. Até mais!
Brenno Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário